O Paraná está em uma missão para conquistar novos horizontes e, para isso, desembarcou em Belo Horizonte para a feira Travel Next Minas 2025. O evento, que é um dos mais importantes para o trade turístico do país, serve como uma vitrine estratégica para que o estado apresente seus atrativos e consolide sua imagem no mercado nacional.
A presença do Viaje Paraná, órgão de promoção turística do estado, na feira, é considerada fundamental. “É uma oportunidade de divulgar nossos produtos para o público mineiro, que é um grande emissor de turistas para o Brasil”, destacou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. A expectativa é que, ao conhecerem a diversidade do estado, os agentes de viagens mineiros se interessem em incluir o Paraná em seus roteiros.
A capital paranaense também marcou presença no evento. O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT) apresentou um portfólio completo de atrações, que vai da famosa Linha Turismo e do icônico Jardim Botânico aos eventos de grande porte, como o Natal de Curitiba e o inédito Natal da Disney. Segundo Rodrigo Dalla Bonna Swinka, presidente do IMT, a Travel Next Minas é uma plataforma ideal para mostrar a diversidade da cidade. “Mostramos a qualidade de vida, a infraestrutura para eventos e experiências únicas em lazer, cultura, gastronomia e natureza”, afirmou.
O Varejo Turístico do Paraná
O estande do Viaje Paraná foi um ponto de encontro para 12 coexpositores que representam o setor hoteleiro, agências de viagens, receptivos e municípios. Juntos, eles mostraram a força e a variedade do turismo paranaense, que vai muito além das famosas Cataratas do Iguaçu.
“Participar do Travel Next Minas é uma oportunidade de nos apresentarmos a um público selecionado, que é um mercado em potencial para o turismo do Paraná como um todo”, disse Eduardo Henrique Sampaio, executivo de vendas da SJ Hotéis e Resort. A secretária de Turismo de Foz do Iguaçu, Jandira Cordeiro, também reforçou a importância da feira: “Podemos mostrar toda a oferta turística de Foz, desde os atrativos qualificados até as novidades e a infraestrutura para eventos. É uma promoção eficaz em um mercado estratégico para a Terra das Cataratas”.
A iniciativa do Viaje Paraná de incluir empresas e municípios nos eventos de mercado foi elogiada por Ronnye Tambani, do Ody Parque Resort Hotel. “É através dessa iniciativa que eu, e certamente outros colegas, estamos conquistando novos públicos e prospectando negócios”, comentou Tambani, mostrando a importância da sinergia entre o setor público e a iniciativa privada.
A participação na Travel Next Minas faz parte de uma agenda ambiciosa para o Viaje Paraná, que pretende estar presente em mais de 100 eventos ao longo de 2025, tanto no Brasil quanto no exterior. Essa estratégia agressiva demonstra que o estado está focado em consolidar sua imagem e atrair um fluxo cada vez maior de visitantes.